O Autoconhecimento como fonte de relacionamentos saudáveis
- Joselisa Toigo
- 22 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

O Ser Humano é indiscutivelmente um ser relacional. Isso porque precisamos uns dos outros para sobrevivermos, já que ninguém consegue viver feliz isolado, mesmo que na mais bela ilha deserta. Estar com pessoas nos possibilita experienciarmos o novo, crescermos através do outro, nos abastecermos de sentimentos de amor e entusiasmo, aumenta nossa autoestima e ressignifica nossos valores.
Como já disse, ninguém sobrevive isolado, é insuportável para nós humanos. Não é a toa que um dos medos universais do ser humano seja a solidão. São as nossas relações que nos permitem viver as maiores alegrias e felicidades da vida, bem como as maiores dores quando as perdemos.
Estudamos sobre tantas coisas, por tantos anos e nunca paramos para aprender mais sobre aquilo que é sagrado em nossas vidas: família, amigos, pessoas a nossa volta. Será que não temos mais nada a aprender? Claro que temos! Começando por nós mesmos. O autoconhecimento permite sabermos sobre os nossos potenciais, capacidades, limitações, medos, enfim, a forma como enxergamos a nós e o mundo a nossa volta. Mas porque isso é importante? Simplesmente porque o que eu vejo no outro é o reflexo de mim mesmo. O outro funciona como um espelho, onde projeto as minhas coisas boas e as não tão boas! E essa inconsciência é o que nos leva aos maiores conflitos em nossos relacionamentos. É fundamental eu conhecer a mim mesmo, já que possibilita identificar conscientemente, o que é meu e o que é do outro.
Depois de tudo isso estraremos prontos para olharmos ao outro, exatamente como ele é. Um outro separado de mim e não como extensão de mim. Alguém com suas próprias características, sonhos, desejos, desafios, valores, etc.; que não são iguais aos meus e nem por isso inferiores. Saber valorizar o diferente de mim, como algo agregador e não confrontador é nosso desafio para sabermos somar nas relações e não subtrair.
Para que tudo isso aconteça é necessário olharmos para o ego e suas necessidades de poder e trabalhar essas questões com carinho e consciência. É fundamental para que o outro possa entrar na nossa vida sem a necessidade de competir hierarquia, razão, importância, valores, mas sim, com respeito à individualidade do outro e a nossa própria.
Tudo isso é possível quando verdadeiramente queremos ter uma relação a dois, uma relação de “Dois Eus Integrados”, onde um fortalece o outro e ninguém diminui ninguém. Trabalhar as necessidades egóicas, se entregar sem medo, sem defesas, apenas movido pelo coração, nos leva a relacionamentos extremamente satisfatórios, nos tornando pessoas mais amáveis, felizes e serenas.
Vamos todos nos dedicarmos a isso! Nos tornaremos pessoas melhores, formaremos relacionamentos melhores e teremos um mundo melhor!
Comentários